Duplicity (2009) |
Após assistirmos ao filme de espionagem Duplicity, escolhemos três documentos vistos no filme para respondermos às seguintes questões:
- Qual o contexto que estes documentos estão inseridos?
- Quais os seus sinais de validação?
- Os documentos são autênticos?
- Os documentos são verídicos?
1- Discurso do Presidente da E. aos funcionários para anunciar os novos projetos e rumos da empresa. Carta redigida a mão pelo próprio presidente da empresa dos quais o sinais de validação é a própria grafia e provável assinatura. O documento é autêntico, por ser produzido pelo dono da empresa, contudo, o documento não é verídico já que as informações contidas eram falsas. Não havia nenhum produto a ser lançado de fato.
2- Parcial da conta do hotel (deixada embaixo da porta) em que o casal se hospedou na Itália. Não necessariamente é um documento fiscal, mas pode ser um comprovante de hospedagem e pagamento, dependendo do contexto. Sinais de validação: Logomarca e dados do hotel, dados dos hóspedes (nome), número da reserva, data e horário de check in e provável check out, número do quarto do hóspede (UH), forma de pagamento, descrição de serviços e valores ( diárias, room service, frigobar...). Documento autêntico e verídico, pois é um documento emitido pelo hotel em que se hospedaram de fato.
Não compreenderam o contexto dos documentos no filme e por isso se equivocaram na análise de autenticidade e veracidade.
ResponderExcluir