sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Duplicidade e Espionagem - Duplicity

Duplicity (2009)

Após assistirmos ao filme de espionagem Duplicity, escolhemos três documentos vistos no filme para respondermos às seguintes questões:

- Qual o contexto que estes documentos estão inseridos?
- Quais os seus sinais de validação?
- Os documentos são autênticos?
- Os documentos são verídicos?












1- Discurso do Presidente da E. aos funcionários para anunciar os novos projetos e rumos da empresa. Carta redigida a mão pelo próprio presidente da empresa dos quais o sinais de validação é a própria grafia e provável assinatura. O documento é autêntico, por ser produzido pelo dono da empresa, contudo, o documento não é verídico já que as informações contidas eram falsas. Não havia nenhum produto a ser lançado de fato.















2- Parcial da conta do hotel (deixada embaixo da porta) em que o casal se hospedou na Itália. Não necessariamente é um documento fiscal, mas pode ser um comprovante de hospedagem e pagamento, dependendo do contexto. Sinais de validação: Logomarca e dados do hotel, dados dos hóspedes (nome), número da reserva,  data  e horário de check in e provável check out, número do quarto do hóspede (UH), forma de pagamento, descrição de serviços e valores ( diárias, room service, frigobar...). Documento autêntico e verídico, pois é um documento emitido pelo hotel em que se hospedaram de fato.



3- Fórmula "roubada". A suposta fórmula do xampú contra calvície desenvolvida pela empresa E., que foi "roubada" pela empresa concorrente, era autêntica (creme de pele) mas não era verídica (xampú contra calvície). Neste caso, não havia sinais de validação da fórmula. 



Um comentário:

  1. Não compreenderam o contexto dos documentos no filme e por isso se equivocaram na análise de autenticidade e veracidade.

    ResponderExcluir