sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Visitando Velhos Amigos - Renata Cunha




Olá!
A atividade proposta dessa semana foi a de fazer uma visita a 3 blogs de semestres anteriores de nossos companheiros de curso, escolher 1 post de cada e dizer qual a importância deste para a Arquivologia.
Vamos lá:

1. Blog: Paladarq
Post: Digerindo 14: Classificação e Ordenação de Documentos de Arquivo
A classificação e a ordenação fazem parte da base da formação de arquivistas. Montar um plano de classificação junto a uma tabela de temporalidade é essencial para manter a ordem em um arquivo, permitindo que a informação desejada seja encontrada no menor tempo possível.

2. Blog: Mais do que Meros Detalhes
Post: Formulário para Análise dos Documentos da Proposta
Esse post nos faz entender que o arquivista deve ver um documento como um todo no seu contexto de produção, com suas características extrínsecas e intrínsecas. Ou seja, deve-se fazer uma análise diplomática e tipológica para que se possa depois fazer uma avaliação e um plano de classificação para se pensar a melhor maneira de conservá-lo.

3. Blog: Arquivos Alcoolicos
Post: Bizagi
Através do fluxograma feito pelos colegas do blog, podemos perceber o trâmite feito pelos rótulos dos produtos, nos ajudando a perceber se um rótulo é autêntico ou não. O mesmo processo acontece quando se quer provar a autenticidade de um documento dentro de uma organização, por exemplo. A busca da autenticidade de um documento, a análise diplomática, recorre também ao trâmite do mesmo, o que irá dizer se é autentico ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário