sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Discutindo sobre...

Na aula passada foi realizada mais uma atividade de avaliação tipológica referente a alguns documentos "diferentes" (não usuais). Cartões postais, imagem de caixa de suco, folder... Muitos pontos foram discutidos e muitas dúvidas foram geradas.
O primeiro ponto discutido foi o tópico "denominação". Houve discordância nas respostas e a discussão que a denominação é similar a espécie . A espécie é geralmente o primeiro ponto a ser detalhado na análise. O formato sendo analisado na sequência da espécie norteia e dá mais ênfase ao prosseguimento restante da análise documental.
Ao analisarmos o gênero, a questão da falta de vocabulário específico (controlado) foi um dos pontos de debate e visão de oportunidade de pesquisa na área. Sim, temos deficiência de estudos e precariedade de padronização de vocabulário na arquivística.
 Marilena Paes (2004) com relação ao gênero, definiu a existência de alguns gêneros somente: " escrito textual, cartográfico, iconográfico, filmográfico, sonoros, micrográficos e informáticos." No entanto, observamos que essa padronização deixa a desejar na observância da prática ao tentar enquadrar certos documentos nestes gêneros. Em sala de aula, por exemplo, ao analisarmos cartões postais, vimos que também era uma peça publicitária, logo, não poderia ser enquadrado em somente UM dos gêneros, mas sim, uma combinação de gêneros.
A questão do controle vocabulário é um fator essencial na recuperação da informação tanto para o produtor do documento quanto para os pesquisadores por meios de instrumento de pesquisa. O controle do vocabulário com uma linguagem consistente assegura o compartilhamento eficiente.
Lembramos que essa discussão sobre o controle de vocabulário não se delimita somente ao gênero, mas também abraça a necessidade de conhecimento e controle dos elementos: forma, formato, espécie, suporte, etc.
A padronização do vocabulário é um fator de "união" do campo de estudo e fortalecimento da Arquivologia como ciência e sua aplicação prática. Essa padronização é capaz de orientar, unificar e embasar os profissionais da área e o desenvolvimento coletivo.
O conhecimento dos termos e a padronização do vocabulário é um fator decisório para a Arquivologia e será um divisor de águas na Ciência da Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário